COMO AJUDAR UMA PESSOA COM ANSIEDADE?

Esta é uma pergunta que tem chegado até nós. E ela vale para Síndrome do Pânico, Depressão e todos os estados que se agravam muito nestes tempos de isolamento social. Há tantos “gatilhos emocionais” disponíveis para ativar as pessoas, não está fácil para quem é ou está ansioso.

Temos – é claro – vários dos nosso florais para ajudar no processo, vou listá-los ao final da matéria, mas vamos a algumas dicas bem simples que podem fazer toda a diferença:

  1. Não minimize. Para quem não é ansioso o que é o “gatilho” de estresse e ativação da outra pessoa pode parecer “exagerado”. Só quem já passou por um quadro de ansiedade sabe que não tem nada “razoável” ali. A Mente está a milhão, bombada por uma carga enorme dos hormônios adrenalina (que o corpo produz em estados de resposta de fuga/luta) e cortisol (que o corpo produz quando há estresse). Então, o risco iminente que a pessoa sente – por mais irreal que seja, é REAL para ela. Seja empático, não diminua ou desvalorize o que a pessoa lhe fala que sente.
  2. Use frases que são recurso. Há frases que ativam ainda mais e frases que acalmam. Exemplos de frases que ajudam:

– Eu imagino o quanto isso tudo deve estar sendo desafiante para você…

– Tem alguma coisa que você precisa que eu faça para lhe ajudar a se sentir menos ansioso?

– Estou aqui para lhe escutar, não sei exatamente como você se sente, mas posso imaginar o quão difícil está sendo este momento para você…

E assim por diante. Do seu jeito, nas suas palavras. Agora, importante: você não é psicólogo ou psiquiatra. Tem um nível de desarmonia que precisa de cuidado profissional. Se você sente que aquela compartilha está demais para você, sinalize com carinho, sempre usando o “eu” na frente. “Eu não sei como lhe ajudar, me sinto impotente, acho que um profissional como um psicólogo poderia ser muito bom neste momento…”

  1. Não julgue. Ah, esta é muiiiiitoooo difícil! Ouvir sem julgar é uma das coisas mais desafiantes que existem. Nós temos uma cultura baseada em julgamento do que é “normal/não normal”, e isso muda de cultura a cultura. Então, tente ouvir e entender, sem julgar. A pessoa ansiosa está com as “antenas” super ativadas e se ela sentir seu julgamento, pode começar a esconder o estado em que se encontra, tornando tudo mais pesado, perigoso e difícil para ela.
  2. Saiba que tem traumas por trás da ansiedade. Na visão nossa aqui nas Essências da Deusa, quadros de ansiedade, depressão, Síndrome do Pânico e muitas outras “síndromes” têm traumas como causadores primordiais. E podem ser traumas antigos, até de nascimento ou dentro do útero materno, que a pessoa nem se lembra ou sabe, mas está no Campo dela e na memória do Sistema Nervoso. Por isso sempre associamos os florais para ansiedade e depressão – Calma e Alegria – com o floral Superando Traumas. Então, tenha consciência que muitas vezes a pessoas não está experimentando nenhuma situação traumática no momento, mas alguma coisa do que ela está vivendo a remete a este trauma primordial. Aqui o terreno é delicado.
  3. Não queira “salvar” a pessoa. Uma pessoa que tem um quadro emocional ou mental complicado tem em mãos uma tarefa evolutiva – tem algo que aquele sintoma ou doença está mostrando, que ela precisa ver ou transformar. Você não pode fazer por ela, nem “carregar as malas” que são dela, mas pode apoiar, pode indicar um tratamento pode sentar ao lado dela e dizer “estou aqui, vamos passar por isso juntos”. E pode indicar um tratamento Florais da Deusa para ansiedade. Pode até fazer a compra em nosso site e pedir para que entreguem na casa dela. Não tem coisa pior que saber de uma pessoa querida em dificuldade e não poder sequer fazer uma visita. Quando chega o pacotinho dos Florais da Deusa, junto vai o seu “eu me importo”. Segue sugestões de tratamento, para acessar basta clicar em cima e você vai direto para a página do produto, que tem a informação completa:

Caso precise de algo mais personalizado, escreva para mim no indicacao@floraisdadeusa.com.br e eu lhe ajudo!

Vamos atravessar estas dificuldades um ajudando o outro, Queridas Pessoas. E vamos renascer do outro lado pessoas melhores, eu acredito profundamente nisso!

 

Dúvidas sobre qual floral é o mais indicado para você?

Envie uma mensagem para nós, ou preencha o formulário de contato e seja orientado por nossa Terapeuta Responsável.

48 9 9611-7243
48 3237-4387 | 48 3232-6253