PAI: PRESENÇA IMPRESCINDÍVEL.

By Cler Barbiero

“Somente na mão do pai a criança ganha o caminho do mundo. A mãe é Vida. O pai é o Mundo.”  Bert Hellinger

 

Ao longo destes quase 30 anos tratando pessoas, 90% das minhas clientes foram mulheres. Resolvi fazer uma pequena “enquete” com outros professores e curadores como eu e com eles também não é diferente.

As mulheres têm mais facilidade – e necessidade – de falar de suas emoções, porquê culturalmente é mais “adequado” a elas poderem sentir, chorar, falar de seus medos, sobrecargas e cansaços.

Mas cada vez mais vemos emergir a licença para que os homens possam ser sensíveis. Cada vez mais vejo homens se arriscando num universo pantanoso para eles – o das emoções e da fragilidade.

E neste universo, vejo homens encontrando um jeito diferente de ser pais – ficando perto, vivendo intensamente as dores e as delícias deste milagre chamado Vida.

Quando eu tive meu segundo filho, que foi num parto humanizado, vi o momento em que meu marido recebeu o filho nos braços e assisti ali o vínculo se formando. Por que o homem vive a gestação de fora, enquanto a mulher a vive intensamente no seu corpo, isto é, de dentro. Para o homem, a intensidade – a REVELAÇÃO – de ser um pai acontece naquele primeiro momento em que ele segura a criança já não mais como uma parte de sua companheira, mas como algo individualizado, materializado, presente. Neste momento nasce um Pai.

Assisti isso também quando dois amigos em casamento homoafetivo receberam seu filho adotivo. Quando o pegaram no colo e os olhos se encontraram com os da criança – vi ali nascer dois PAIS.

Neste mundo patriarcal, neste país onde tantas mulheres vivem a maternidade sem o pai do seu filho presente, é tão valorizada a mulher que “é pai e mãe”. Não existe isso. Mãe jamais poderá ocupar o lugar do pai. Muito injusto exigir isso dela, injusto até valorizar. Quando ele não está lá, para a criança é um vazio. Que poderá sim ser preenchido por uma figura masculina amorosa como um avô, um tio, um amigo querido ou o novo companheiro da mãe. Mas o pai biológico sempre terá que receber um lugar, pelo menos segundo a maravilhosa síntese das Constelações Familiares Sistêmicas, de Bert Hellinger.

Então, se você tem questões com o seu pai, significa que você tem dificuldade para “conquistar o mundo”, isto é, andar com independência e potência pelo mundo. Fazer as pazes com o Pai e a Mãe é etapa fundamental para uma vida com menos sofrimento, mais fluxo, saúde e abundância.

Se precisar de ajuda, aqui nas Essências da Deusa temos o floral Pai Luz e temos um trabalho maravilhoso de nove meses chamado Cura das Linhagens, que tem a versão Materna e Paterna, e que você acessa através de um Terapeuta Autorizado Polaridade Sistêmica®.

Trazer Luz para esta relação tão importante é fundamental. E daqui, ficamos na torcida que possam emergir estes homens que tomam para si o direito de serem PAIS de forma inteira e total.

 

Dúvidas sobre qual floral é o mais indicado para você?

Envie uma mensagem para nós, ou preencha o formulário de contato e seja orientado por nossa Terapeuta Responsável.

48 9 9611-7243
48 3237-4387 | 48 3232-6253